domingo, 26 de agosto de 2012

Participação no XIII Festival Nacional de Teatro de Guaçuí - ES


Nos dias 23 e 24 de agosto de 2012 as companhias Caixa do Elefante e PeQuod participaram do XIII Festival Nacional de Teatro de Guaçuí (ES), ministrando oficinas sobre trabalho para o ator no teatro de animação e apresentando um relato das experiências do intercâmbio realizado em 2011.


Guaçuí é uma cidade de pouco mais de 20.000 habitantes situada no oeste do estado de Espírito Santo (aproximadamente , próximo às divisas com Minas Gerais e Rio de Janeiro. Vizinha à cidade de Alegre, sede de um dos mais famosos festivais de música do país, Guaçuí realizou em agosto de 2012 a 13ª edição do seu Festival Nacional de Teatro, fruto do trabalho da companhia Gota, pó e poeira. Os esforços do grupo de teatro da cidade garantiram ao festival o posto de evento tradicional no calendário artístico do estado, atraindo produções de diversos estados, sobretudo de companhias jovens. Em 2012 foram exibidos espetáculos de Vitória, São Paulo, Rio de Janeiro e Recife, além da produção local.


 
As oficinas ministradas em dois dias foram divididas entre as companhias. Coube à companhia PeQuod o primeiro dia de atividades, e à Caixa do Elefante o segundo dia.

O tema das oficinas acompanhou de modo bastante fiel a pauta de discussão encaminhada nas sessões do intercâmbio de 2011, que é o trabalho do ator no teatro de animação, envolvendo questões acerca da pedagogia do artista, da função do intérprete do teatro de animação nos processos de criação na linguagem, e das relações desse artista com os modos de produção e do trabalho dentro do grupo teatral.


 
Desta forma, os trabalhos privilegiaram princípios básicos de treinamento do ator no teatro de animação, treinando fundamentos tais como a concentração, o equilíbrio, o desdobramento da atenção a prontidão física e a projeção de expressividade, sendo também apresentadas questões caras ao treinamento no teatro de animação, tais como as noções de nível, eixo e foco, a criação com material dúctil, e o improviso com protótipos construídos in loco com materiais simples.

A oficina planejada e executada na colaboração entre as companhias adensou a troca de experiências e informações entre PeQuod e Caixa, mas sobretudo ofereceu ao público presente no XIII Festival Nacional de Teatro de Guaçuí uma vivência de aprendizado e troca que se revelaram importantes.

De nossa parte, deixamos a cidade mais integrados, alimentados em nossas práticas e indagações, e ansiosos por mais oportunidades como essa.



Bem, agora é a vez de trocarmos idéias por meio dos comentários. Estamos esperando!

Um comentário:

  1. Reencontrar a PeQuod foi, com certeza, a reafirmação de laços de identificação.
    Podermos compartilhar nossas práticas pedagógicas é um grande estímulo para que possamos aperfeiçoá-las.
    Nossas conversas, mesmo as mais banais, sempre trazem reflexões.O encontro em Guaçuí foi ótimo.
    Apenas para registro, a Caixa do Elefante também participou do Festival com o espetáculo 'Histórias da Carrocinha'no dia 22 de agosto.
    Ficamos surpresos, porém felizes, com o recebimento de 05 prêmios:
    -Melhor Espetáculo
    -Melhor Direção
    -Melhor Texto
    -Melhor Cenografia
    -Prêmio Especial de Excelência nas Técnicas de Manipulação

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário