O Teatro de Animação no Brasil, a partir da década de oitenta, começou a assumir destaque no panorama nacional. Inúmeros festivais surgiram dedicados a essa arte e os grupos, técnicas e propostas estéticas ampliaram-se. No entanto, os tradicionais espetáculos de bonecos pouco a pouco foram sendo substituídos por inovações que interferiram desde a concepção e construção do boneco animado, ou mesmo sua supressão e a utilização de imagens virtualizadas, até a estrutura dramatúrgica das cenas e o(s) território(s) de atuação do ator. A arte da animação assume sua hibridização, metamorfoseando-se: funde-se com a dança, o vídeo, o circo... Enfim, tudo parece passível de ser experimentado. Nesse mar de infinitas possibilidades, o ator-animador percebe a necessidade de uma nova formação que o permita transitar por entre as diferentes linguagens com propriedade. Os grupos, então, começam a desenvolver metodologias de trabalho e pedagogias próprias que supram essa necessidade. Tudo de forma tácita, dentro do processo de criação espetacular.
A presente proposta, contemplada pelo programa RUMOS ITAÚ - TEATRO 2010, caracteriza-se pelo encontro de dois grupos brasileiros atuantes e de reconhecido mérito dentro da área de Teatro de Animação, a saber, Caixa do Elefante (RS) e Pequod (RJ). Para isso, serão realizadas duas etapas nas cidades onde os grupos estão sediados (Rio de Janeiro e Porto Alegre). Nessas etapas, ocorrerá inicialmente um processo de reconhecimento dessas metodologias e pedagogias tácitas utilizadas, através de trabalhos físico-práticos demonstrativos com os integrantes das duas companhias; verificação dos resultados criativos e técnicos, através da análise dos espetáculos dos grupos (por meio de vídeos), e finalmente, reflexões e conclusões com publicação dos resultados neste blog.
Com isso, este projeto almeja contribuir para preencher uma lacuna na pesquisa em Teatro de Animação: o registro do desenvolvimento da sistematização na pesquisa cênica das montagens teatrais realizadas pelos grupos. Dentro da reflexão, serão elencados os aspectos relativos à pedagogia do ator-animador, o ensino-aprendizagem pertinente à montagem teatral e sua complexidade, e seu processo criativo.
Da mesma forma, serão discutidos os elementos fundantes que alicerçam o trabalho de animação de objetos, sob a luz das mudanças ocorridas contemporaneamente na linguagem, pois é através desse reconhecimento básico que parte o entendimento das características dessa arte e os pressupostos para o desenvolvimento de metodologias de trabalho.
É importante salientar que, neste caso, o termo objeto animado é entendido em seu mais amplo sentido, englobando bonecos, máscaras, formas animadas, etc. Como tarefa dos grupos, caberá analisar alguns dos procedimentos corriqueiros utilizados na interpretação do ator-animador em relação ao objeto animado, dentro do processo de trabalho de cada um dos dois grupos, levando em consideração as características híbridas que emergiram a partir do início do século XX e a exacerbação das formas heterógenas na poética cênica do teatro de bonecos brasileiro.
Este projeto ocorrerá em três etapas:
1- Rio Grande do Sul - de 07 a 13 de março de 2011
Nesta fase do projeto, os membros da Caixa do Elefante receberão os integrantes do grupo Pequod durante uma semana, na cidade de Porto Alegre e apresentarão seu sistema de trabalho e vídeos dos espetáculos. Seguir-se-ão as discussões coletivas. O encontro e as discussões serão registrados em vídeo, fotos e resultarão em textos divulgados no blog do Itaú Cultural, criado para este intercâmbio.
2- Rio de Janeiro - de 10 a 18 de julho de 2011
Nesta fase, os integrantes do Grupo Pequod receberão a Caixa do Elefante Teatro de Bonecos durante uma semana na cidade do Rio de Janeiro e apresentarão seu sistema de trabalho e vídeos dos espetáculos. Seguir-se-ão as discussões coletivas. O encontro e as discussões serão registrados em vídeo, fotos e resultarão em textos divulgados no blog do Itaú Cultural , criado para este intercâmbio.
3- São Paulo - de 26 de agosto a 04 de setembro de 2011
Apresentação dos resultados do trabalho de intercâmbio.
Nessa apresentação os grupos deverão mostrar, da forma que julgarem mais adequada, os resultados até então alcançados.
Nessa apresentação os grupos deverão mostrar, da forma que julgarem mais adequada, os resultados até então alcançados.